Vagas remanescentes do Prouni

Você não foi selecionado na primeira ou segunda chamada do Prouni? Não fique desesperado, pois existe mais uma possibilidade de ingressar no ensino superior através das vagas remanescentes do Prouni. A inscrição para essa modalidade de bolsas acontece ao término das chamadas regulares, momento em que todos esperam a edição do próximo semestre.

Descubra neste artigo o que é, como funciona e quais o critério exigido para concorrer às vagas remanescentes do Programa Universidade Para Todos – Prouni.

O que são as vagas remanescentes Prouni?

As vagas remanescentes Prouni são bolsas de estudos que surge quando há desistência dos selecionados por falta de documentação e/ou comprovação socioeconômica, entre outros fatores. Vagas essas que não foram ocupadas pelos candidatos nas etapas regulares de seleção do Prouni, como exemplo, primeira e segunda chamada ou lista de espera.

Para o Ministério de Educação e Cultura (MEC) é de total importância que os benefícios oferecidos na área da educação sejam corretamente distribuídos, sendo assim, se as vagas oferecidas pelo programa não forem preenchidas, é aberto um novo processo para seleção de candidatos a bolsas de estudos integrais ou parciais.

Como funcionam as vagas remanescentes?

A concorrência para vagas remanescentes é diferente, uma vez que possui uma sistemática sem primeira ou segunda chamada e lista de espera, além de não possuir notas de corte divulgadas diariamente e ter o número de vagas menor do que as oferecidas pelo processo regular.

Para concorrer basta se inscrever no site e selecionar a bolsa que deseja, caso ainda esteja disponível a vaga, o Candidato ganha o benefício imediatamente. Logo após o preenchimento da vaga, a documentação necessária para matrícula deve ser entregue na instituição de ensino.

Caso ao ser selecionado o candidato não entregue todos os papéis necessários ou ultrapasse o prazo da data de entrega da documentação, perderá o direito a bolsa que fica disponível para outro concorrente. Portanto, acompanhe o site para monitorar esse sistema, pois as bolsas são preenchidas rapidamente.

Quem pode concorrer às vagas remanescentes Prouni?

Mesmo que o processo para vagas remanescentes prouni sejam diferentes das etapas regulares do programa, alguns requisitos tradicionais são mantidos. O Ministério da Educação e Cultura facilita o processo de vagas remanescentes para os candidatos que não fizeram o Enem mais recente, por exemplo.

Confiram quais são os critérios para concorrer às vagas remanescentes Prouni:

  • O candidato precisa ter realizado qualquer edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e ter obtido o mínimo de 450 pontos em cada uma das modalidades sem ter zerado a redação. Condições essas que devem estar presente na mesma edição, pois não é permitida a combinação de exames em anos diferentes.
  • Para concorrer a uma bolsa integral, a renda familiar bruta deve ser até 1,5 salário mínimo per capita.
  • Nos casos de bolsa parcial (50%) o candidato deve receber até 3 salários mínimo per capita.

Existem outros requisitos, mas não é necessário se encaixar em todos, o candidato deve apresentar ao menos um:

  • Ter concluído o Ensino Médio em escolas públicas ou ter sido bolsista integral em escola particular.
  • Pessoas com deficiência
  • Ser professor da rede pública de forma efetiva, porém, poderá concorrer apenas a bolsas de licenciatura (Matemática, Pedagogia, Geografia e outras). Para concorrer à bolsa nessa modalidade não é necessário comprovar renda ou ter realizado o Enem.

Se você já foi aprovado no processo seletivo do Prouni, não poderá participar do projeto de vagas remanescentes.

Como se inscrever para preencher uma vaga remanescente ProUni?

A inscrição para concorrer a uma vaga remanescente ProUni é realizada de forma gratuita pela internet.

Basta acessar o site do Prouni e informar os dados necessários para inscrever-se.  Veja como o processo é realizado no passo a passo a seguir:

  • Acesse o site ProUni durante o período vigente de bolsas remanescentes;
  • Informe a data de nascimento e número do CPF no campo solicitado, para que o programa identifique a sua participação no Enem, basta você escolher a edição em que teve uma maior pontuação.
  • Informe também um endereço de e-mail que seja válido e escolha uma senha;
  • Preencha os campos que solicitarão os dados de renda e escolaridade, mas lembre-se que as informações fornecidas necessitarão de comprovação na hora de efetuar a matrícula;
  • Caso seja professor da rede pública, não serão necessárias informações sobre Enem e requisito de renda, basta selecionar a opção de bolsa de licenciatura.

O sistema de vagas remanescentes Prouni enviará um link ao email cadastrado e somente depois disso a inscrição será efetivada. Depois que a sua inscrição for validada será o momento em que o candidato poderá escolher a bolsa e instituição de ensino que deseja estudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *