Pesquisa feita pelo Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional (Inaf) revelou que apenas um em cada quatro brasileiros domina plenamente as habilidades de leitura, escrita e matemática.

Com o objetivo de ajudar quem tem dificuldades na compreensão de textos e incentivar aqueles que querem aprender a ler, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) São Carlos desenvolveram o programa de computador Simplifica, que trabalha com adaptação textual.

Segundo a pesquisadora Sandra Aluísio, coordenadora do projeto PorSimples – Simplificando o Português, o programa “tem três grandes formas de adaptar um texto: simplificar a parte sintática, cortando sentenças longas em menores, trocando palavras difíceis por mais comuns; sumarizar, tornar o texto mais curto pegando a parte principal dele; e dar uma definição curta para um conceito mais complexo”. O Simplifica também pode ser útil para quem tem distúrbios graves de compreensão de textos.

O sistema trabalha com dois tipos de simplificação: a simplificação sintática (dividindo orações longas ou alterando a estrutura sintática da oração) e a simplificação léxica (destacando palavras complexas ou pouco comuns e oferecendo sinônimos). Criada no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), a invenção levou dois anos para ficar pronta.

Clique aqui para acessar o Simplifica.

Fonte: Portal Aprendiz

contato@vivenciapedagogica.com.br

Programa adapta textos para quem tem dificuldades de compreensão

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *