O plano de aula é uma previsão das atividades que serão realizadas em sala de aula, vinculado a um plano de ensino mais amplo. O plano de ensino é desenvolvido em etapas sequenciais, que estão em consonância com objetivos e objetos previstos.

O plano de aula serve principalmente para organizar as intenções do professor e como organizá-las, além de mostrar as opções deste profissional para exercer seu trabalho de ensinar, organizando uma alternativa para pensar simultaneamente o conteúdo planejado para ser trabalhado em sala de aula e os sujeitos (alunos) com quem interage.

Vantagens de fazer seu plano de aula

A elaboração de um plano de aula antes do início das atividades letivas traz as seguintes vantagens ao professor: organizar todo o conteúdo que será aplicado em sala, tornar as tarefas diárias mais fáceis de ser aplicadas e seguidas, aumento da produtividade (o professor é capaz de realizar um maior número de atividades, já que tem seu dia todo organizado), auxílio durante a preparação da aula (o professor não precisará pensar o que abordará em seu dia a dia escolar – tudo está contido no plano de aula) e maior clareza nos objetivos e tempo em sala de aula.

Como funciona

O plano de aula permite ao professor planejar todas as atividades que pretende executar em sala durante todo o período letivo, mas não deve ser visto como uma isenção para que o professor prepare as aulas que ministrará periodicamente. O plano de aula é apenas um instrumento de organização, para tornar o planejamento da rotina escolar mais completo e dinâmico.

Com o plano de aula, o professor sabe quais temas abordará durante o ano letivo e quais instrumentos utilizará para isso, mas a ferramenta poderá ser deixada de lado caso os alunos não respondam adequadamente às estratégias de ensino contidas ali.

Dicas para criar um bom plano de aula

Para tornar a tarefa de montar um plano de aula mais simples e menos desgastante, o professor pode seguir as seguintes dicas:

Defina um objetivo

Embora simples, a questão deve ser uma das primeiras a serem feitas pelo educador no momento da elaboração do plano de aula, que deve estar pronto para respondê-la em qualquer momento de seu trabalho diário.

Defina o objetivo do plano de aula para os estudantes

Ao elaborar o plano de aula, o professor deve se questionar quais seus objetivos com seus alunos em sala de aula. O que deseja alcançar ao colocar em prática com essas estratégias, o que espera que seus alunos sejam capazes de fazer, como espera prepará-los para os desafios do ano letivo.

Encaixar o plano de aula no objetivo geral do curso

Para elaborar um bom plano de aula, é importante que o professor saiba como este se encaixa aos objetivos gerais do curso em que está lecionando.

Avaliar o conhecimento dos alunos sobre esse tema e como fazer com o conteúdo seja interessante para eles

Antes de elaborar um plano de aula, o educador deve se questionar o que os alunos já sabem sobre o conteúdo que pretende ensinar em sala de aula, qual seu conhecimento sobre o assunto. É importante também buscar formas para que os alunos se interessem pelo assunto que será abordado.

Modelos de planos de aula

Um bom plano de aula deve conter os seguintes tópicos: escolha do tema, definição dos objetivos, definição do conteúdo trabalhado em aula, definição da duração da abordagem dos temas selecionados para o ano, escolha dos recursos utilizados para o trabalho em sala, escolha da metodologia abordada durante o ano letivo e avaliação do conteúdo escolhido e de como ele será trabalhado em classe.

Seguindo todos esses conselhos será possível montar um bom plano de aula e obter os melhores resultados.

Conheça alguns sites que disponibilizam planos de aula e/ou projetos para educadores.

Nova Escola: diversos planos de aula organizados por níveis: Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio.

Áreas: Alfabetização, Matemática, Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências Naturais, Arte, Língua Estrangeira, Educação Física. O site também disponibiliza os planos de aula publicados no Jornal da Tarde de domingo.

Portal do Professor – O portal possui diversas aulas elaboradas por educadores. Há destaque para o bom uso de recursos digitais e propostas de uso das TIC. Há um filtro para selecionar aulas organizadas por ciclos, áreas e temas: Ensino Fundamental Inicial, Ensino Fundamental Final, Ensino Médio e Ensino Profissional.

E-Aprender – O site disponibiliza planos de aulas organizados em disciplinas. Há também dicas para elaboração de planos

Yahoo Educação – Diversas atividades sugeridas utilizando as tecnologias de comunicação e informação

Sabesp – Esta área do site é dedicada a educadores e apresenta propostas para trabalhar assuntos relacionados a água e saneamento

NetEducação – O site disponibiliza planos e planejamento para diversas séries e disciplinas, inclusive educação especial.

Veja on-line – A maior parte do conteúdo é para assinantes, mas toda semana é possível acessar gratuitamente uma das aulas em destaque

Microsoft Educação – Diversos projetos que utilizam as TICs, todos organizados por ciclos. Veja também a seção Atividades para sala de aula com projetos temáticos e estruturados, utilizando os programas da Microsoft.

Baú de Projetos Edukbr – Diversos projetos interdisciplinares organizados também por disciplinas.

Site de dicas – Dicas de atividades para desenvolver com crianças

Planos de aula UOL – O site apresenta propostas organizadas por disciplinas, para Ensino Fundamental e Ensino Médio. Há também referências selecionadas sobre como trabalhar com Vídeos do PortaCurtas na Escola

Dicas Vivência Pedagógica – Seção do site com idéias de recursos e estratégias que podem ser utilizadas na escola.

Projetos – Também faz parte do site de dicas uma seção com idéias de projetos para desenvolver na escola.

Turbine sua aula – propostas publicadas no portal Educarede

Arte na Escola – O site apresenta riquíssimo material para o trabalho com Arte na Escola

Atividades para a sala de aula: Revista ao Mestre – Várias atividades artesanais para educadores.

Veja também WebQuests e WebGincanas: propostas interessantes para trabalhar com os recursos da Web.

Leia também:

Edição especial da revista Nova Escola sobre planejamento.

Se você tem sugestão de outros sites que disponibilizam projetos e planos de aula ou deseja publicar o seu plano de aula neste site, entre em contato.

Planos de Aulas e projetos

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *