Cursos técnicos MedioTec

Estudantes do ensino médio da rede publica que desejam terminar os estudos e ingressar imediatamente no mercado de trabalho, não podem perder os cursos técnicos MedioTec. Uma oportunidade de qualificação profissional para os alunos do ensino médio.

Os cursos técnicos do MedioTec tem como objetivo oferecer aos estudantes a oportunidade de conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho e permitir que saiam do ensino médio com duas formações. Quer saber como funciona e o que é preciso para se inscrever? Confira tudo que precisa saber sobre o MedioTec aqui  neste artigo.

O que é MedioTec?

O Mediotec é uma extensão do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) realizada pelo MEC (Ministério de Educação e Cultura) que visa o fortalecimento e ampliação de vagas em cursos técnicos gratuitos, para jovens que estejam cursando o ensino médio nas instituições de ensino em rede pública.

Essa oportunidade de cursos MedioTec iniciada pelo ministério de educação, oferece há diversos jovens a oportunidade de educação profissional técnica de nível médio com qualidade, onde os alunos possam cursar o ensino técnico em um contra turno de seu horário de aula para que termine o ensino médio com dois certificados e preparado para o mercado de trabalho.

Como funciona o MedioTec?

Os cursos oferecidos pelo MedioTec são lecionados por instituições públicas e privadas que possuem parcerias com o programa, são oferecidas diversas vagas para os estudantes desde que atendam aos requisitos.

As vagas de cursos técnicos MedioTec são oferecidas de acordo com a demanda de serviços que as empresas da região em que o aluno reside no país necessitam. Desse modo, os jovens têm mais oportunidades de rápido ingresso no mercado de trabalho após a conclusão do curso.

Distribuir os cursos de acordo com a demanda de serviços de cada estado é uma forma de suprir a necessidade local e promover mão de obra qualificada, proporcionando benefícios para a região e jovens que desejam uma formação e inclusão no mercado profissional de trabalho.

A duração dos cursos variam de 1 a 2 anos e meio dependendo da vaga escolhida, sendo que novas turmas se iniciam nos meses de janeiro e julho.

Para se candidatar as vagas disponíveis pelo MedioTec é necessário saber que as mesmas são oferecidas através das instituições públicas e privadas, por exemplo, o sistema S (SENAI, SESI e SENAC). Os cursos de ensino técnico são disponibilizados à população gratuitamente e podem ser cursados apenas por jovens que estudem em escolas públicas, atendendo os critérios de renda e idade mínima.

Essa modalidade é oferecida para alunos que estejam cursando o ensino médio regularmente na mesma instituição em que os cursos técnicos são oferecidos ou em outras. O jovem terá duas matriculas e ao final do curso e ensino médio terá dois certificados, um profissional e outro educacional.

Quem pode participar do MedioTec

A seleção de alunos para preencher as vagas oferecidas é realizada pela Secretaria de Estado e Distratal de Educação (SEDUC), nas instituições escolares do ensino médio, através de processo seletivo.

Para participar dos cursos Mediotec os alunos devem preferencialmente, estar cursando o segundo ano do ensino médio, de modo que termine os estudos junto com a formação técnica, com o objetivo de já terem acesso ao mercado de trabalho, além de ter a idade mínima de 15 anos.

Regras MedioTec

Os critérios para conseguir a vaga de curso técnico variam de acordo com cada Estado, mas no geral, é preciso atender as condições socioeconômicas como a vulnerabilidade social e econômica ( renda inferior a dois salários mínimos, por exemplo.) e curso escolhido pelo estudante.

Caso haja necessidade de desempate são avaliadas características como bairro, cidade e região em que o aluno reside, além da meritocracia (notas e comportamento).

Inscrições MedioTec

Se você deseja realizar as inscrições para o MedioTec 2018 é preciso estar atento, pois o início do processo seletivo está previsto pra o mês de julho em todos os estados do país. O Ministério da Educação já fez a divulgação vagas e cursos oferecidos pelo programa MedioTec, para conferir a lista basta acessar o link cursos MedioTec.

Lembre-se que para se inscrever é necessário atender os critérios que são exigidos pelo MedioTec. As vagas dos cursos técnicos têm sua maioria oferecida para alunos que participem de programas sociais como o bolsa família e o restante é disponibilizado para alunos com baixa renda.

As unidades escolares que participam do programa MedioTec tem fichas de inscrições que os estudantes podem solicitar na direção escolar. Depois de realizada as inscrições a escola divulgará uma lista para os alunos selecionados realizar a pré-matrícula.

Para saber quais as instituições participam do programa MedioTec acesse o link.

Matrícula Mediotec

Como mencionado anteriormente a SEDUC é responsável pela matrícula dos estudantes e assim que os mesmos forem selecionados, devem realizar a confirmação da matrícula MedioTec diretamente na instituição de ensino em que o curso escolhido é oferecido, após receber a carta de encaminhamento que deverá ser entregue a direção escolar.

A carta de encaminhamento é um documento emitido e disponibilizado pela Sistec –  Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnologia, assim que a SEDUC realiza a pré matrícula do aluno no MedioTec.

Assistência Estudantil MedioTec

Os estudantes que estejam matriculados no MedioTec tem direito ao auxílio estudante nos custos de transporte e alimentação no período de duração do curso. A solicitação é realizada após a matrícula e a instituição de ensino que é responsável por esse benefício, para informações vá até direção escolar.

Material didático

Os cursos oferecidos pelo MedioTec são totalmente gratuitos, da mesma maneira os materiais didáticos e escolares não devem ser cobrado dos estudantes e são oferecidos de acordo com a grade do curso. É possível que os alunos recebam uniformes da instituição que serão de uso obrigatório.

O mesmo serve para os estágios necessários do curso em que os materiais que serão utilizados devem ser fornecidos pela instituição, ou seja, os alunos não terão custo algum durante a realização do curso técnico MedioTec.

Para mais informações acesse o site do Ministério de Educação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *