Acompanhamento dos pais na vida escolar dos filhos

Fonte: Jornow

Os filhos crescem rápido e quando piscamos os olhos, eles já estão em idade escolar. Prestes a descobrir o mundo, fazer as primeiras amizades e caminharem com as suas próprias pernas, o acompanhamento dos pais na primeira infância na vida escolar do filho é fundamental para a formação de caráter e educação.

É nesse período que seu filho terá contato com crianças desconhecidas (que não seja do circulo de amigos dos pais ou familiares) e começarão a aprender significados importantes para a vida de uma pessoa até a velhice: Conceitos de responsabilidade, caráter, respeito, educação e compaixão com o próximo.

E como pais, a sua obrigação é estar perto do seu filho durante todo esse desenvolvimento, auxiliando em qual o melhor caminho escolher. Sabemos que a tarefa pode não ser das mais fáceis, seja pelo diálogo com a criança ou até mesmo pela falta de tempo. Por isso, separamos algumas dicas essenciais para que você sempre esteja atento e próximo ao desenvolvimento inicial do seu filho.

Seja participativo e empático:

Essa é a idade em que ele está descobrindo o mundo, então, seja paciente e carinhoso com ele. Afinal, é normal que a criança queira compartilhar todas as aventuras do mundo mágico que passou longe dos pais.

Caso seu filho não seja de compartilhar nada de forma espontânea, o que é normal acontecer com crianças tímidas, mostre interesse em sua vida e tente saber o que acontece em seu dia a dia.

Além de se sentir especial, seu filho saberá que poderá contar com os pais para o que for e começará a entender a importância da confiança mútua e do real significado de família, onde dividir e compartilhar (seja bens materiais ou afetos), seja essencial

Acompanhe seu aprendizado

Seu filho dará os primeiros passos na vida academia e é essencial que os pais estejam ao seu lado para auxiliar e instruir quando for necessário. Afinal, é neste momento que você além de acompanhar o desempenho acadêmico, começa a delegar responsabilidades como realizar o dever de casa, respeitar as tarefas e coisas do gênero.

Tente também sempre instruir a importância de ser um bom aluno e como é interessante e importante ter boas notas na escola, mostrando sempre as vantagens disso, ao invés de se tornar uma obrigação ou imposição.

A forma de aprendizado através de conselhos, palavras de carinho e instrução, são as melhores maneiras de formar um ser humano. Por isso, não cobre do seu filho um 10, mas explique para ele as consequências de uma nota 01 e uma 0, por exemplo. Ao invés da cobrança, trabalhe com motivação.

O importante é que você sempre esteja do lado do seu filho, independente da nota. Afinal, se a pressão por notas altas se tornam grande, você pode começar a criar um adulto complexado ou até uma pessoa com aversão sobre aquilo que tanto escutou como forma de repetição na infância, se tornando o oposto do que você orientou.

Amizades

Sempre esteja atento as amizades do seu filho e como ele se relaciona com outras crianças. Logo na primeira escola, você já consegue ter uma noção do atual perfil comportamental da criança.

Ser uma criança sociável, de fácil convivência e que respeite os coleguinhas, farão com que se torne um adulto extrovertido e amável no futuro. Caso seja tímido, encontre formas de mostrar ao seu filho qualidades dele, para que consiga se abrir com o mundo.

Afinal, através da avaliação dos pais dentro de casa e a avaliação pedagógica dentro da escola trabalhando em sintonia, a única pessoa que se beneficia com tudo isso é o seu filho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *