Processo

Definição dos papéis

Na maioria das WebQuests, a tarefa exige visões diferentes do problema. Geralmente isso é representado por papéis característicos cuja representação garante estudos baseados em diferentes olhares.

Nesta WebQuest trazemos quatro diferentes perfis com suas características que representam os principais agentes de uma comunidade escolar.

Pedimos que cada um dos integrantes do grupo escolha um personagem, de acordo com o perfil com o qual mais se identifica. O perfil escolhido não precisa necessariamente estar relacionado ao seu perfil na realidade.

Escolha um dos personagens abaixo de acordo com o seu perfil:

a- Leitura e discussão em grupo

Leiam os textos que explicam a idéia de Webquest, sua estrutura e seus objetivos, acessando o site: www.webquest.futuro.usp.br

webquest.sp.senac.br/textos/oque


b - Conheçam e analisem algumas WebQuests

Acesse o link relacionado ao perfil que você assumiu, visite as webquests sugeridas, elabore um Power Point baseando-se nas questões propostas e compartilhe as descobertas com sua equipe;

Tarefa 2: Contribuir para a elaboração de uma WebQuest

a- Definição do tema

Agora que vocês já conhecem um pouco mais sobre o que é uma WebQuest vocês deverão reunir-se* para decidir qual será o tema da WebQuest que irão construir para desenvolver junto a um grupo de alunos. Lembrem-se que o tema deve ser motivante para seu público-alvo. É importante a escolha de um moderador para condução dessa discussão, baseando-se nas orientações presentes no link www.webquest.futuro.usp.br/como/comocriar.html

*Caso vocês desenvolvam o projeto em parceria com outras escolas, poderão utilizar um chat para esta discussão.

b- Elaboração da tarefa desafiadora

Reúnam-se agora para pensar sobre a tarefa que os alunos deverão desenvolver. Lembrem-se do que vocês já aprenderam sobre a tarefa! É importante também que um responsável do grupo registre esta discussão. É importante lembrar sempre de qual o papel assumido por cada um e suas atribuições para que possa colaborar significativamente com seu grupo.

Link sugerido para apoiar a discussão: www.webquest.futuro.usp.br/como/comocriar.html#delineie

c- Determine as fontes

As fontes preferenciais de informação para trabalho com WebQuest devem ser as disponíveis na Internet, no entanto você também pode agregar outros recursos. Divida esta tarefa entre os membros de sua equipe e depois reunam-se para discutir quais as fontes que realmente serão necessárias e confiáveis para contribuir com a aprendizagem do tema escolhido.

http://www.webquest.futuro.usp.br/como/comocriar.html#determine

http://novaescola.abril.com.br/index.htm?noticias/mai_04_28/index

d- Elaboração do processo

Agora que vocês já definiram a tarefa para os alunos e as fontes de pesquisa, chegou a hora da construção do processo. Neste momento cada um deverá oferecer sua contribuição de acordo com a perspectiva de atuação relacionada ao perfil escolhido. Para ajudá-los, observe as considerações abaixo:

e- Elaboração da introdução e da conclusão

Dividam a tarefa de elaboração da introdução e da conclusão de acordo com o que vocês já discutiram sobre o assunto. Caso necessário revise as orientações, acessando o seguinte link: http://www.webquest.futuro.usp.br/como/comocriar.html#escreva

f- Elaboração da avaliação por rubrica

Olhando para todas as questões que serão exploradas junto aos alunos por esta Webquest que vocês estão elaborando, construam uma avaliação por rubrica que seja clara e coincidente com os objetivos do trabalho. Lembrem-se do que vocês já aprenderam anteriormente sobre isso!

http://abweb.no.sapo.pt/material/rubricas/criarubr.htm
http://geocities.yahoo.com.br/analiseenlaces/atividades.htm    

g- Finalização da WebQuest

Distribuam o restante das tarefas entre os membros do grupo: detalhes finais, design do site, revisão dos textos, etc.

Se precisarem, utilizem um dos gabaritos abaixo, para montagem da WebQuest utilizando o Word ou o Front Page.

Na apostila disponível no CD da capacitação vocês também encontram um passo-a-passo para elaboração de páginas no FrontPage no módulo “WebQuest, pesquisa como modo de aprender na Internet

gabarito1      gabarito2    gabarito3    

Agora é só publicar sua WebQuest na Internet e começar a utilizá-la com seus alunos!!!

Dicas de como publicar na Internet também podem ser encontradas no CD da capacitação no mesmo módulo.